30 Jul 2004

Serras light

 
Comentário fútil e dispensável mas o que é que querem está mais calor outra vez:

Não acham que Branquinho Lobo é um nome completamente irreal?

Darfur (II)

  


Imagem de circulação livre criada pelo Nuno Guerreiro do Rua da Judiaria.

Até fazia sentido

   
Leio no Público que Alberto João Jardim afastou a possibilidade de se candidatar à Presidência da República. Eu cá acho que até fazia sentido. Porque se nivelava o Governo (não eleito, convém não esquecer) e a Presidência da República o que, estou certo, melhoraria imenso a comunicação institucional e a capacidade de construir um Portugal melhor.

E daí, pensando bem, se calhar a mudança para o Alberto João como PR não mudaria assim tanta coisa, pelo menos substancial. Mas era capaz de dar mais dores de cabeça ao Santana.

29 Jul 2004

Magoito

 


Por aqui descubro que a minha praia de adolescente está pelas ruas da amargura. Cai uma duna, descargas de ETAR, enfim... Uma tristeza.

Skating on thin ice

  
É como me sinto às vezes, nomeadamente aqui, no Serras. Não deixa, no entanto, de ser divertido.

Protesto

 
Não é razoável, mesmo por motivos nobres como criticar o Santana, equipará-lo ao Calvin. Disse.

28 Jul 2004

Quanto?

 
31.25 %

My weblog owns 31.25 % of me.
Does your weblog own you?
 
Às vezes parece mais...

Frases (III)

 
"Tudo é mais belo porque estamos condenados. Cada momento pode ser o teu último."
Aquiles, no filme Tróia (2004)

Darfur

  
Transcrevo do Rua da Judiaria, em resposta ao seu apelo:

"Ao anunciar a solução final aos seus oficiais, assegurando que no futuro ninguém se recordaria dos judeus, Hitler terá dito: “Quem se lembra hoje do que aconteceu aos arménios?”. A memória colectiva tende a ser demasiado curta em alturas cruciais. Já depois da ONU ter reconhecido oficialmente o genocídio como crime contra a Humanidade, o mundo voltou a repetir o colectivo encolher de ombros face ao Camboja – onde os Khmer Vermelhos de Pol Pot mataram mais de dois milhões de pessoas em dois anos –, a Timor Leste, à Bósnia e ao Ruanda. Agora, a História volta a repetir-se em África com a tragédia de Darfur. Sobre Darfur, Samantha Power escreveu no início de Junho: “Cerca de 30 mil pessoas foram já assassinadas, e perto de milhão e meio foram vítimas de limpeza étnica, afastados das suas aldeias e terras de cultivo. Centenas de milhar foram encurraladas em campos de concentração, patrulhados por milícias janjaweed, apoiadas pelo governo, que violam mulheres e matam os homens que tentam sair em busca de comida para as suas famílias. Outros vagueiam pela região sem alimentos nem água. Entretanto, Khartoum tem bloqueado e manipulado a ajuda alimentar internacional.” "
 
Não era esta a intenção quando coloquei no blog a tira do Calvin&Hobbes do post anterior. Mas agora estou aqui a pensar que não existem muitos limites à selvajaria humana. Que somos sempre capazes do pior. A nossa voz, o não pararmos de falar no assunto, pode bem vir a funcionar como um limite ao horror que se repete no Sudão.

27 Jul 2004

Uma nota de esperança

   
 
 

Late night blogging

  
Fim-de-semana no meio de um calor sufocante, que domina tudo e condena ao torpor, a estar na vida de olhos abertos, sim, mas quase, apenas quase. Como se estivesse apenas a assistir, sem participar, o corpo não reage mas a cabeça menos ainda. E de repente estou a pensar em porque é que haveríamos de ser resistentes se mais nada, ou quase mais nada, ver os cactos a crescer cada vez mais, é.  Temperatura máxima de funcionamento. Ultrapassada, espezinhada nestes dias. Apenas a estas horas, agora invulgarmente tardias para  mim, consigo escrever alguma coisa. Infelizmente a qualidade não acompanha a capacidade.

Boa noite.

24 Jul 2004

O calor não faz bem à cabeça das pessoas

 
- Então, vamos ter com eles à Expo?, pergunto
- Vamos. Se o mundo não acabar...

Tens a mesma sensação do que eu perante a opressão deste calor, perante esta falta de ar. A sensação de que, mais do que ser um fenómeno climatérico relativamente raro, é um prenúncio de mudança, de que alguma está para acontecer. Mas está sempre, não é?

O fim do mundo é apenas o teu pessimismo a falar. Espero.

22 Jul 2004

Ficção




Cheira-me a novo volume das memórias de Jorge Sampaio enquanto Presidente da República. E embora possa parecer, isto não é uma crítica.

Get on board

 
Apetece-me esclarecer que considero a decisão de Jorge Sampaio legítima. Errada, mas legítima. O que isto quer dizer é que, embora eu tivesse decidido de outra forma (but who gives a fuck, right?) e a tomada de posse deste governo seja semelhante a um episódio particularmente estranho da Twilight Zone, estes senhores têm, inequivocamente, o direito de sentar os reais traseiros nas respectivas cadeiras.
 
Temos, portanto, Santana Lopes a primeiro-ministro (não eleito, é verdade) e Sócrates como o (apenas carente de ratificação) líder da oposição. No governo, uma direita populista e arrogante, de Assuntos do Mar e Secretárias de Estado polivalentes. Na oposição, um PS em contínua esquizofrenia, novamente deslocado ao centro.
 
A hipótese de luta armada, embora atraente nos momentos mais alucinados, pertence à dimensão da PlayStation2. Resta outra opção, a de não dar descanso a este governo. De continuar a falar das Santanaportices.  E, claro, a blogosfera dá uma ajuda preciosa. Por exemplo aqui, aqui e aqui.
 
Portanto, já sabem (socorrendo-me outra vez do universo PS2): get on board. Não deixem uma santanaportice passar em claro. Vai haver tanto para dizer nos próximos meses. 

21 Jul 2004

Santanaportices 1

 
"Há pela primeira vez uma mulher à frente da Secretaria de Estado da Defesa Nacional, Teresa Caeiro, anunciou esta tarde o ministro desta pasta, Paulo Portas, em Viana do Castelo. Mas pouco depois, adiantou que esta responsável será a nova secretária de Estado das Artes e Espectáculos, reforçando a equipa do Ministério da Cultura. «Teresa Caeiro revelou-se mais necessária na Cultura do que na Defesa», afirmou Paulo Portas, citado pela Agência Lusa."

in TSF. Resto do artigo aqui. Os bolds e itálicos são meus.

Que estão lá para a política-espetáculo, a malta já sabia. Que o espetáculo é um circo, desconfiávamos. Agora que começasse tão depressa e logo com um número de antologia é, claramente, exceder as expectativas.

20 Jul 2004

Tolerância zero


Bartoon, no Público.
 
Eu, que não sou religioso, tenho enormes dificuldades em dar tolerância à acção governativa de quem (e sim, vou continuar a falar deste assunto) não foi eleito. Particularmente quando a primeira medida oficial do Primeiro-ministro Pedro Santana Lopes é mandar rezar uma missa pela alma do seu guru, um antigo Primeiro-ministro.  Deve ter sido para confirmar tudo o que se disse do acerca do populismo como forma de estar na política. 
 

Com gelo e limão

 
"Faltava abandonar a velha escola
Tomar o mundo feito coca-cola
Fazer da minha vida sempre o meu passeio público
E ao mesmo tempo fazer dela o meu caminho só, único"
 
"O útimo romântico", de Lulu Santos, no albúm Caetano Veloso - noites do norte ao vivo
 

17 Jul 2004

Ainda o governo

 
Deve ser raro quem passou pela Faculdade de Economia da Nova sem ter sido aluno de Maria do Carmo Seabra. Confesso que tenho boa impressão dela, a que não é alheia uma dose não negligenciável de charme. Só não compreendo o que vai fazer para um governo de Santana Lopes. 

16 Jul 2004

Sinistro

 
Um elenco governamental que inclui nomes como Telmo Correia ou (pasme-se!) Luís Nobre Guedes. Por outro lado, qualquer governo sem Celeste Cardona é um governo mais razoável.
   

15 Jul 2004

Muito agradecido


Sou acusado aqui de não entender o espírito que preside a um festival motociclístico. Manda a boa educação agradecer os elogios. Obrigado, Burro.

14 Jul 2004

Spineless


"Questioned on Portugal's involvement in the US-led war coalition in Iraq, on the first day of hearings before the European parliament, Mr Barroso said that, while he was a long-standing admirer of the US, he also hated what he described as American "arrogance" and "unilateralism". He added: "I think there are magnificent things that exist in the US as well as some fairly horrific things."

Financial Times, 14 de Julho de 2004, relatando as audições do mordomo das Lajes com os principais partidos do Parlamento Europeu.

Liberdade, Igualdade, Fraternidade




Há 215 anos.

A pergunta (II)


O que fazer com os aniversários que já não se celebram mas não se esquecem?

13 Jul 2004

We have other offers



O equilíbrio


Depois do fim Cruzes Canhoto!, temos uma excelente notícia: a promessa do Gato Fedorento em voltar a postar com mais frequência. Tenho dúvidas que a reacção mais razoável à indigitação de Santana Lopes como Primeiro-Ministro seja rir. Mas não estamos em tempos de razoabilidade.

Danos colaterais II


Leio, com pena, o anúncio do fim do Cruzes Canhoto!. A tentação de desviar os olhos do triste espetáculo que aí vem é, de facto, forte.

12 Jul 2004

100 anos de Pablo Neruda


Em ti a terra

"Pequena
rosa,
rosa pequena
às vezes,
diminuta e nua,
parece
que numa das minhas mãos
tu cabes,
que assim vou apertar-te
e levar-te à boca,
mas,
de repente,
os meus pés tocam os teus pés e a minha boca os teus lábios,
cresceste,
os teus ombros erguem-se como duas colinas,
os teus peitos passeiam pelo meu peito,
o meu braço mal consegue cingir a delgada
linha de lua nova que há na tua cintura:
derramaste-te no amor como água do mar:
meço apenas os olhos mais dilatados do céu
e inclino-me sobre a tua boca para beijar a terra."


Pablo Neruda, tradução de Albano Martins, Os Versos do Capitão, Campo das Letras

Irra!cionalidade



10 Jul 2004

A pergunta que se impõe


Depois de tanto futebol e depois de tanta política (ambos tão cheios de esperanças e ambos a terminar em baldes de água árticos devido a protagonistas menores) será que vem aí o Verão?

Comentário


Oficial

Penso que Jorge Sampaio tomou a decisão errada por duas razões. 1) porque apesar de ser constitucional não me parece que Santana Lopes tenha legitimidade para governar. 2) porque eleições permitiriam clarificar águas que me parecem actualmente tudo menos claras.

Read between the lines

Parece-me que Sampaio terá, como se podia ler ontem no Inimigo Público, mudado de opinião mas apenas uma vez: quando Ferro Rodrigues lhe comunicou com uma lágrima no olho (e isto agora é a sério, com a sinceridade que temos de reconhecer que o caracteriza) que se demitia se Sampaio optasse por não convocar eleições.

Sportinguista ( = esperançoso, para os leigos)

A visão de longo-prazo de Jorge Sampaio é de louvar, ao permitir ao PS escolher um novo secretário-geral que nos permita dar (segue-se declaração ao estilo Ana Gomes) um valente chuto nesta corja que nos vai governar durante mais dois anos.

Cínico (outra vez Ana Gomes, que diabo!)

O grande sonho de Sá Carneiro (que apropriado) cumprido: "Uma maioria, um governo, um presidente"

9 Jul 2004

Serras Zandinga


O Enola Gay abortou a missão. Santana Lopes é o novo primeiro-ministro de Portugal (frase tenebrosa que só mesmo a democracia, através do voto, poderia algum dia legitimar). O anúncio segue em breve.

Podia ser bem pior... Yuppie, por exemplo!


Wackiness: 48/100
Rationality: 44/100
Constructiveness: 72/100
Leadership: 20/100

You are an SECF--Sober Emotional Constructive Follower. This makes you a hippie. You are passionate about your causes and steadfast in your commitments. Once you've made up your mind, no one can convince you otherwise. Your politics are left-leaning, and your lifestyle choices decidedly temperate and chaste.

You do tremendous work when focused, but usually you operate somewhat distracted. You blow hot and cold, and while you normally endeavor on the side of goodness and truth, you have a massive mean streak which is not to be taken lightly. You don't get mad, you get even.

Please don't get even with this web site.

Podem fazer o teste aqui (via Bomba Inteligente e Malícia-de-Mulher).

E não se esqueçam: I don't get mad, I get even. Even Steven.

Wishful thinking



Luís Afonso no Bartoon, Público.

8 Jul 2004

A ler


O post "Há uns anos, bastava um táxi para levar o grupo parlamentar do PP à Assembleia; agora são precisos dois para ir em “comitiva” à audiência com o Presidente" no What do you represent.

Momento


Peço desde já desculpa pelo momento umbiguista/intimista/... Mas tenho (mesmo) de escrever como é bom gostar tanto dos meus, das pessoas que amo. Obrigado.

Não sei se é razoável


... mas o que é certo é que me sinto ressacado. Demasiada emoção, excesso de excessos. Entre as emoções políticas e as emoções futebolísticas, sinto-me de rastos, cansado mesmo.

7 Jul 2004

Janelas


ESQUADROS (excerto)
de Adriana Calcanhoto

(...)
"Eu ando pelo mundo
E os automóveis correm para quê?
As crianças correm para onde?
Transito entre dois lados de um lado
Eu gosto de opostos
Exponho o meu modo, me mostro
Eu canto para quem?

Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
(Quem é ela, quem é ela?)
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle"
(...)

A piada


Leio aqui que a crise política foi "inventada pela Esquerda e pelo Presidente da República".

Exacto. E depois é a malta do Bloco que anda queimadinha.

5 Jul 2004

Mimos


Marcelo Rebelo de Sousa acaba de dizer, em directo na TVI, que Pedro Santana Lopes é "pouco coordenado".

Detalhes


Já escrevi, algures lá para baixo que o Calvin é o meu guru. Agora, de política..., de política sabe a Mafalda.



Quero eleições. Estarei, nessa altura, "Con una cara, pobre!" mas isso são detalhes.

A reacção


Afonso,7 anos, a ver os gregos levantar a taça:

"Próxima vez não convidamos estes gajos..."

2 Jul 2004

O mundo vazio




Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004)



Marlon Brando (1924-2004)

Economia


Sara, tenho sérias dúvidas que seja possível ou razoável sentir arrependimento por abandonar uma Faculdade de Economia. Especialmente a Faculdade de Economia.

Lutar pela vidinha


Abro o DN e leio mais uma pérola do Delgado (artigo aqui). Afinal, quem Sampaio deve ouvir são as "personalidades dos maiores grupos (económicos) nacionais, que lidam directamente com o impacto positivo ou negativo do que vier a ser decidido em Belém.". Isto porque é "O mundo real, da economia em particular, que melhor pode avaliar as consequências do cenário de eleições antecipadas, (...)".

As eleições, o povo, a democracia, a legitimidade democrática não pertencem ao "mundo real" do cronista de serviço. Importante, importante é a economia.

Mas, também, convenhamos... Na situação dele eu também estaria verdadeiramente preocupado com a hipótese de o PSD sair do poder. Até porque é o tal "mundo real" que lhe paga os serviços que presta.

1 Jul 2004

Parabéns!




Hoje o meu clube faz 98 anos. E que melhor prenda do que a exibição da selecção portuguesa ontem no Estádio José de Alvalade?

Serras light


Ainda a propósito do último "É a cultura, Estúpido!", reparei num pormenor que achei interessante. No meio de uma assistência pouco numerosa eu era a única criatura de fato e gravata. Havia um senhor de laço, mas penso que trabalhava no S. Luiz. Isto é, claro, triste para mim. Como desculpa tenho o facto (com c) de ter, na altura, acabado de sair do emprego e achar horríveis uniformes desmazelados. Deve ser o resto da minha veia conservadora.

Além disso, hoje, pela minha caixa de comentários, soube que estava lá a Inês. Mas mais, se a memória não me falha, penso que reconheci o MacGuffin por uma fotografia que ele colocou nos tempos iniciais do Contra-a-Corrente. E, claro, não posso deixar de assinalar a presença da Charlotte.

Actualização: bom feeling, MacGuffin. Tinha-me esquecido do pormenor do capacete.