29 Oct 2004

Run


You have the right to free
Speech as long as you're not
Dumb enough to actually try it.

(...)

Finally then I will read you your rights

You have the right to remain silent
You are warned that anything you say
Can and will be taken down
And used as evidence against you

Listen to this

Run
[Know your rights], The Clash (versão completa aqui)

Retrato da realidade actual? Não, manifestamente não. Então porque é que me apetece tanto seguir o conselho da última linha?

Da credibilidade externa


LONDON (Standard & Poor's) Oct. 29, 2004--Standard & Poor's Ratings Services said today that it revised its outlook on the Republic of Portugal to negative from stable due to budgetary weaknesses. At the same time, Standard & Poor's ffirmed its 'AA' long-term and 'A-1+' short-term sovereign credit ratings on the Republic.
"Our concern centers on the Republic's continued real increase of primary expenditures in the past two years," said Standard & Poor's credit analyst Trevor Cullinan. "These show that the government's reform program has yet to deliver any appreciable improvements in control over spending in key are as such as health care and the compensation of public sector employees.
"In addition, the authorities continue to rely on one-off measures to meet Portugal's obligations under the Maastricht Treaty, rather than pursue further structural reforms. At the same time, credible peer pressure from European partners through the Stability and Growth Pact procedures has weakened significantly. Moreover, there is a risk of further slippage as the election cycle gets underway."
Via Bloomberg

Da credibilidade interna deste governo já estávamos conversados. Podemos agora conversar da externa?

27 Oct 2004

E agora?


Precisavam da confirmação? Aqui está ela. Se isto fosse uma República decente, estavamos neste momento numa crise política sem precedentes. Assim, aposto singelo contra dobrado que o governo e a maioria vão continuar a assobiar para o lado. Quanto a Sampaio, há hipóteses de passar de "preocupado" para "moderadamente preocupado".

PS: E se Durão Barroso decidisse voltar? É que parece que na Europa as coisas não lhe estão a correr de feição.

Tempos modernos


"O director do "Diário de Notícias", Fernando Lima, apresentou a demissão do cargo ontem à noite, depois de um dia agitado no jornal da Lusomundo."

Esta malta não consegue trabalhar sob pressão.

Normal


Apenas tenho ouvido (e lido) sound-bites sobre a polémica à volta da escolha de Rocco Buttiglione para Comissário Europeu da Justiça, Liberdade e Segurança. E embora não costume ser o caso, não me apetece atirar uma opinião sem ter fundamentos mais sólidos (como por exemplo saber escrever o nome do senhor).

Quero evitar, para já, o pantanoso terreno configurado pelas alegações de que se trata de uma perseguição aos católicos. Agora se o Parlamento Europeu (o único orgão político europeu eleito directamente), tem o direito de, através de uma votação democrática, chumbar a equipa escolhida por José Barroso e decide exercer esse direito, qual é a questão? Ou era suposto ser apenas um formalismo?

26 Oct 2004

A falta de noção

ou Ego Trip

"Creio que o 'Diário de Notícias' perde mais do que eu perco com esta decisão", afirmou Clara Ferreira Alves, depois de ter recusado o convite que lhe foi endereçado para dirigir o jornal.

Segundo as últimas notícias, apesar dos esforços dos amigos mais próximos, o DN continua inconsolável.

25 Oct 2004

Lapsus


«Há momentos em que as democracias funcionam muito mal e outras funcionam melhor. Temos o dever de fazer com que esta em que estamos funcione mal. É isso onde eu, esforçadamente, com gosto, me tenho dedicado», explicou.
Jorge Sampaio, o indigitador, na TSF Online.

Há quem diga que é gralha da TSF. Há quem diga que é gaffe de Sampaio. Eu cá, depois do comportamento do Presidente da República neste Verão, acho que lhe fugiu a boca para a verdade.

Privilégios


Só Caetano Veloso pode terminar um concerto cantando o "Mamãe eu quero". E isto porque quando, como Rui Tavares explica no Barnabé, já apenas se espera o perfeito e se é atingido (sim, atingido) com uma interpretação do Cucurrucucu Paloma, cantado de forma a deixar-nos em lágrimas, se ganha esse direito.

23 Oct 2004

Aniversário


366 dias passaram desde que foram aqui escritas as primeiras letras. Continuo sem saber muito "bem o que sairá daqui". Espero que a continuação do prazer de conversar. Obrigado.

21 Oct 2004

Também não é agora


Depois de anos de crescimento económico fulgurante, o mercado está preocupado com o sobreaquecimento da economia chinesa. O governo chinês afirma, a pés juntos, que consegue arrefecer progressivamente a economia, evitando que esta entre em recessão. O pensamento económico único professa a religião da economia de mercado e considera que qualquer intervenção do Estado no ciclo económico é ou inútil ou catastrófica. O pensamento económico único, a julgar pelo comportamento dos mercados, também acredita nas capacidades do governo chinês, que conseguirá, aparentemente, por a economia a crescer à taxa que quer. Quanto a mim, nunca percebi nada disto. Também não é agora.

19 Oct 2004

Desanuviemos então



Chuva


Do meu privilegiado posto de observação vejo Lisboa debaixo de chuva. Ininterrupta. A tal que volta com Outubro. Mesmo que tenha chovido em Agosto, como aconteceu, e em Setembro, a chuva de Outubro tem sempre um sabor diferente.

18 Oct 2004

Já vos disse que não gosto de Outubro?


Everytime we say goodbye, I die a little.
Everytime we say goodbye, I wonder why a little.
Why the gods above me, who must be in the know,
think so little of me they allow you to go.


Everytime we say goodbye, Cole Porter.

17 Oct 2004

Bom negócio - parte 2


Os tais 4€ ainda dão para, de quando em vez, ler pérolas destas de Vasco Pulido Valente:

"A política acabou por se tornar um divertimento exótico para aficionados com tanta relação com a realidade como a "Quinta" da TVI. E como a "Quinta" da TVI, exige o mesmo género de virtudes: descaramento, frivolidade e uma absoluta falta de bom senso e de bom gosto."

15 Oct 2004

Exclusivo Serras


Pressões de Santana atingem Scolari

Depois do escândalo do caso Marcelo Rebelo de Sousa, as pressões do governo chegam ao seleccionador da equipa das quinas, Luiz Filipe Scolari. Segundo o que foi reportado por numerosos orgãos da comunicação social, Scolari ter-se-á despedido dos jornalistas na conferência de imprensa depois do jogo com a Rússia com um sonoro "vão-se foder!". A única explicação razoável para tal comportamento é este cumprimento final ser afinal não mais do que um recado de Pedro Santana Lopes (o indigitado) para a classe jornalística em geral, por insistirem em publicar notícias que não agradam ao governo da República. Scolari terá, entretanto, aceite um lugar na administração do novo casino de Lisboa.

14 Oct 2004

Não pode ser fácil


Quase, quase, quase. Quase sinto pena de quem, sentindo-se ideologicamente mais deslocado à direita, se vê constrangido (mesmo que involuntariamente) a defender não só as políticas mas, principalmente, as capacidades de personagens como George W. Bush. Ou, pior ainda, como Pedro Santana Lopes (o indigitado).

13 Oct 2004

7-1


Gosto do resultado. Especialmente neste estádio traz boas recordações.

12 Oct 2004

Santanaportices (7)


Fui só eu que achei que Pedro Santana Lopes (o indigitado) estava desconfortável na comunicação ao país? Nervoso, as palavras atropelavam-se, não sabia o que fazer à mão, os papéis também não pareciam estar lá a fazer nada. Depois, os adereços, deslocados. A secretária demasiado alta, a gravata desmaiada, os óculos a tentar dar um ar sério... E claro, a jóia da coroa: à direita a fotografia com o papa.

Santanaportices (6)


Ontem, o Primeiro-ministro indigitado por Jorge Sampaio falou ao país. Pelo que consegui captar não me devo preocupar com coisas menores, como tentativas de calar vozes incómodas, porque vou pagar menos IRS para o ano. Ah, e além disso, também não devo criticar o governo porque é novinho, coitadinho.

Estranho..., não me lembro de eleições este ano.

11 Oct 2004

A piada é uma boa piada


P: O que é que há de comum entre a equipa do Sporting e a Quinta das Celebridades?

R: São um grupo de pessoas que não sabem o que hão de fazer no campo.

8 Oct 2004

Repost


A propósito desta polémica à volta da demissão de Marcelo Rebelo de Sousa, parece-me apropriado republicar um post que escrevi aqui em Abril deste ano.

----------------------------------------------

How things work
Ou, será que podemos generalizar?

Excerto de reunião (imaginária, claro) entre investidor e dono de grupo de media

Investidor (I): este contrato para utilizarem os espaços da empresa X para publicidade é renovável de um em um ano. Ou seja, podem perder este contrato facilmente, não é?

Dono (D): não, não acreditamos que esse risco exista... É a vantagem de sermos um grupo integrado.

I: como assim?D: Repare, se a empresa X decidir rescindir o contracto connosco, podemos sempre “arranjar” uma notícia sobre essa empresa para passar nos telejornais. Não me parece que a empresa X queira correr esse risco.

I: Ah, OK. Já percebi…

7 Oct 2004

Cómico


Mais engraçado do que Jerónimo de Sousa ser o nome mais falado para suceder a Carlos Carvalhas como Secretário-Geral do PCP só mesmo Carvalho da Silva ser a hipótese mais falada para representar a face dos renovadores.

6 Oct 2004

Santanaportices (5)


Depois da nomeação de Luís Delgado para chefiar o grupo Lusomundo Media, Santana Lopes consegue agora calar uma das vozes mais incómodas para o seu governo (até porque tinha a autoridade de ser um ex-presidente do PSD). Eu não tinha dúvidas que Santana e Portas iam governar para os media. Agora governar os media, confesso que estou surpreendido. E assustado.

Disclaimer: há sempre a hipótese, que me parece remota, de Marcelo Rebelo de Sousa aparecer noutro canal de televisão e continuar a expressar, semanalmente, a sua opinião. Lá ficaria eu surpreendido outra vez.

5 Oct 2004

Viva a República!


Porque me parece bem que não consagremos, através do nosso sistema político, direitos adquiridos apenas por se ser filho de alguém.

4 Oct 2004

Não é um clube


É um drama.

Moderado


Não me diz muito a vitória da ala moderada no PS. Como qualquer partido de poder, o PS é calculista, sabe que tem maiores probabilidades de vitória com Sócrates, até porque o centrão foi abandonado pela deriva do actual governo para os lados do Largo das Caldas.

Um PS moderado, sem algumas características dos seus membros mais anquilosados (mental e/ou fisicamente), não me parece mal. O que me pareceria mal, mas mesmo mal, era se juntassem ao PS moderado a influência da ala católica - lembram-se de Guterres e do referendo sobre a IVG?

3 Oct 2004

Com dedicatória


The Final Frontier (Anita Baker)

Tell me why
I love you like I do,
Tell me who
can stop my heart
as much as you,
Tell me all your secrets, and I'll
tell you most of mine,

They say nobody's perfect,
well, thats really true this time
I dont have the answers,
I dont have a plan
All I have is you,
So darling, help me understand

(What we do) - you can whisper in my ear
(Where we go) - who knows what happens after here
Let's take each other's hand as we jump
in to the Final Frontier
I'm mad about you baby,
Mad About You...

Chão real


Caetano Veloso, no seu Verdade Tropical, fala "da ilha Brasil pairando eternamente a meio milímetro do chão real da América". Raras vezes me vi tão bem descrito.

1 Oct 2004

Anúncio


Este blog está, oficialmente, em crise.

O seu autor, no entanto, nem por isso.