31 Mar 2005

Cheira a verão, repararam?

.
Os afectados pela seca e os amantes da chuva que me desculpem. Mas eu cá gosto é deste clima.
.

30 Mar 2005

29 Mar 2005

Ainda a França, embora com aplicações mais vastas

.
"(...) how do the French manage to take the whole month of August off, work 35 hours a week, take long lunch breaks, etc... and still maintain a standard of living similar to the rest of the OECD? Our answer is usually twofold:

First of all, France has historically been a very rich nation. The beuty of Paris, Versailles, the Loire Valley... all are testimonies to the amount of wealth creation which has ocurred in France over the past centuries. It takes a while for a country to move from rich to poor... Although France seems to be heading that way: within the OECD tables, French GDP/capita has slipped from the 4th position twenty years ago to 14th today.

But France is not just living off the fruits of its past; is has also been mortaging its future. In the past 15 years, government debt as a % of GDP has moved from +35% of GDP to +65% today. (...)

In France (and Germany, Italy,...), the low rates were used to stimulate private consumption. And, for the life of us, we do not know how to reduce public consumption painlessly."

Gavekal, March 22nd
.

A pedido

.
Este blog existe, essencialmente, para pessoas mais próximas de mim do que eu.
.

27 Mar 2005

Paris é uma festa

.
Revisitei Paris sem a sofreguidão da primeira visita e com o interesse extra de rever amigos de quem as saudades já apertavam. Resultado: festa todos os dias, muita conversa posta em dia, tudo isto num cenário perfeito. Tempo, mais tempo, para ver as pessoas e o movimento da cidade. Os museus. E a procura de outros locais, os tais que distam mais de uma centena de metros das margens do Sena.

Claro que não é a Paris dos anos 20. Mas também quem disse que tudo tem que ser perfeito?
.

24 Mar 2005

Luz

.
A preguiça mental que me caracteriza faz com que só me aperceba de certas coisas quando elas me atingem de frente. Como, por exemplo, a diferença que a luz característica de cada estação do ano faz a uma cidade. O tom cinzento, com o verde do Sena, com que Paris me recebeu nesta segunda visita fica-lhe a matar.
.

23 Mar 2005

Vantagem

.
Não tenho, juro, a paciência necessária para dar a atenção devida a uma série de assuntos importantíssimos. O que, como tudo, tem pelo menos uma vantangem. Ao fim destes anos todos levo-me cada vez menos a sério.
.

21 Mar 2005

Desconsolo

.
Ganhar um clássico a um Porto mentecapto, com uma equipa ainda treinada pelo Peseiro, para ficar a seis pontos dos lampiões.
.

20 Mar 2005

19 Mar 2005

Com dedicatória

.
There is no combination of words I could put on the back of a postcard
And no song that I could sing but I can try for your heart
And our dreams and they are made out of real things
Like a shoebox of photographs with sepia-toned loving
Love is the answer at least for most of the questions in my heart
Why we are here? And where do we go? And how come it´s so hard?
It's not always easy and sometimes life can be deceiving
I'll tell you one thing, it's always better when we're together

Better Together, Jack Johnson, In Between Dreams
.

Dia do Pai

.
Já tinha a noção do que é serviço público. Ontem, a RTP Memória mostrou-me o que é serviço privado.
.

17 Mar 2005

A conta que Deus fez

.
Vôo Londres-Lisboa, ontem. Um passageiro sentado perto de mim benze-se, fervorosamente, exactamente três vezes na descolagem e três vezes na aterragem. Pelo meio, durante a viagem, emborca três latas de Sagres. Pode ser coincidência. Por outro lado, nunca fui um entendido nos rituais católicos.
.

11 Mar 2005

As vísceras na cabeça

.
P: Concorda com a despenalização do aborto?
R: Por formação sou visceralmente contra o aborto, mas considerando os fenómenos da modernidade penso que pelo menos até à maioridade as jovens devem poder prevaricar.

Nuno da Câmara Pereira (deputado à Assembleia da República) ao Inimigo Publico, ...desculpem, ao DN.
.

10 Mar 2005

Das necessidades básicas

.
Bebida é água.
Comida é pasto.
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
.
Excerto da letra de "Comida", do álbum MM, de Marisa Monte.
.

Olhando à volta

.
No Top5 das coisas mais importantes que os meus pais me ensinaram está, sem dúvida, o ter vergonha na cara.
.

9 Mar 2005

Vai trabalhar mais

.

.

Os anos da mana velha (II*)

.
De vez em quando apetece mesmo ceder à lamechice. Principalmente quando esta é tão, tão justa. Parabéns mana. Obrigado pelo teu colo, sempre presente.

*o I está aqui.
.

7 Mar 2005

Espantoso

.
Espantoso é um clube que tem José Peseiro como treinador ainda depender apenas de si próprio para ser campeão.
.

6 Mar 2005

Closure

.
Esta semana alguém me disse, a propósito de trabalho, que eu tinha dificuldade em encerrar assuntos. Em fechá-los, arrumá-los. Certo, e de uma forma bem mais relevante do que apenas no trabalho. Este blogue continuará, assim, a durar para além do seu prazo de validade..
.

3 Mar 2005

Há Serras e Serras

.
Através do Barnabé chego às espantosas declarações de um padre que dá pelo nome de Serras Pereira. Cumpre-me, não sem um grande sentido de alívio e embora reconhecendo que todas as famílias têm a sua dose de energúmenos, informar que a semelhança de apelido não passa de pura e infeliz coincidência.
.

Perguntas às quais provavelmente nunca obterei resposta

.
Porque é que raspar uma moeda ao lado da ranhura aumenta dramaticamente a probabilidade de esta ser reconhecida e aceite pela máquina?
.

2 Mar 2005

Princípio do utilizador-pagador

ou Eu também tenho direito a demagogia barata

Os monovolumes podem começar a pagar tarifas de portagem mais baixas a partir de amanhã depois de o Governo ter definido que será a Direcção-Geral de Viação a comprovar as características dos veículos, apurou a Lusa junto de diversas fontes ligadas ao processo.
in Público

Tanta conversa do PSD e do PP com o princípio do utilizador pagador a propósito das SCUTS e agora sou eu (e todos os outros utilizadores que não têm monovolumes) a pagar a baixa do preço das portagens para os monovolumes. Crescei, multiplicai-vos e comprai monovolumes, já dizia o outro.
.

1 Mar 2005

Mais diálogos

.
- Olha, a vieira do mar também foi ontem à Ópera do Malandro
- O Ivan também.
- Ah, ainda não fui à praia.
.

À saída

.
- O que eu gostava mesmo era de ser malandro!
- Não tens perfil, querido...
- Exacto. Por isso mesmo é que gostava.
.