31 Oct 2005

Halloween (versão alternativa)

.
Ela aparece, lindíssima, fantasiada de bruxa.

Ele: o Halloween é o dia em que tiras o disfarce, certo?

Halloween

.
Ela aparece, lindíssima, fantasiada de bruxa.

Ela: então, o que achas?
Ele (depois de uma pausa): que queres que te diga? Ou imitas bem ou disfarças mal...

27 Oct 2005

Vidro

.
Ia escrever mais um post elogioso da capacidade de estar calado, de manter o silêncio. Depois lembrei-me que tenho um blog.

Mundo Alsa

.
Chateia-me a procura de respostas instantâneas. Estou a pensar na reacção dos media aos surtos de gripe das aves, mas o mesmo tipo de processo é aplicado, por exemplo, aos comentários às subidas e quedas dos mercados financeiros.

A capacidade de dizer "não sei" está totalmente fora de moda. Ou "preciso de mais tempo". Ou "qualquer coisa que eu diga em cima do acontecimento não vai passar de pura especulação, não contribuindo em nada para explicar o que se passou".

O que é relevante é mandar todo o tipo de bojardas o mais depressa possível, porque ficar calado é que não, isso não pode ser. O considerarmos que temos o direito a respostas rápidas dá-nos o direito a respostas erradas e infundadas.

Vantagens invernais

.
Beber chá (muito) quente.

25 Oct 2005

Imperdível

.


Amanhã, dia 26, às 18h30 na FNAC do Chiado é lançado "O Pequeno Livro do Grande Terramoto" [edições Tinta da China], da autoria de Rui Tavares (blog sobre o livro aqui). O livro será apresentado por António Hespanha e Pedro Mexia e (acreditem!) vale muito a pena.

24 Oct 2005

2 anos

.
E se me perguntassem qual foi, nestes dois anos, o melhor momento deste blog?

Resposta:

Segunda

.
Entrar com o pé esquerdo. Corrijo, com os dois pés esquerdos.

Drowning girl

.

Drowning Girl, Roy Lichtenstein

20 Oct 2005

Génese

.
Há dois anos, mais ou menos por estes dias, era escrito o primeiro post aqui.

Percebo hoje muito melhor (o tempo e a repetição ajudam a perceber) a necessidade de comunicar, de estar presente para quem queira ler. O fim de Outubro tem sido, continua a ser, um mês difícil, de muita saudade. Entretanto este espaço cresceu, as pessoas mais próximas de mim descobriram-no, e foi-se alterando, como acontece a tudo, suponho.

Mas a génese é uma. Dou tantas vezes por mim a escrever como se me pudesses ler, mãe.

A minha mãe ensinou-me isto

.
Não te preocupes com aquilo que não controlas.

19 Oct 2005

rockets blazed through the sky

.


Whaam!, Roy Lichtenstein

Blackout

.
O futebol acaba sempre por me nausear. Como, se calhar, todos os excessos mas não é apenas isso. Também pelo que revela de quem somos ou, por vezes, podemos ser. A combatividade em excesso, o facciosimo. A cobardia generalizada de um estádio inteiro, clamando que alguém é um "filho-da-puta" apenas porque perdeu. Olha-se para o lado e é quase palpável a raiva, a agressão.

Não sou virgem neste assunto. Sou, aliás, capaz de dizer as maiores barbaridades a propósito do futebol. Mas vai-me custando cada vez mais ouvir e dizer essas mesmas barbaridades. O futebol não reflecte apenas o que somos. Potencia o pior que há em alguns de nós. E isso não faz sentido.

Aqui, no Serras, é altura de blackout sobre futebol. Para desenjoar.

PS: conversa de adepto de clube que não jogou ontem na Liga dos Campeões? Talvez, tudo é mais fácil quando se está embriagado com vitórias recentes.

18 Oct 2005

Peseiro sai

.
A primeira alegria que o meu clube me dá no último mês.

Sinais positivos

.
Trabalhar enquanto se trautea "muda de vida se tu não estiveres satisfeito".

17 Oct 2005

São 20h00

.
Eu ainda estou a trabalhar. O Peseiro ainda não foi demitido. O Dias da Cunha ainda não foi internado. Nós por cá tudo bem.

Depende (3)

.
The reason the market may look so confused is that investors are genuinely uncertain about how this cycle will evolve. Things can go wrong in two ways. Either inflation is a real problem and the FED will be forced to raise rates substantially to counter it. Or the Fed is over-reacting, in which case it could tighten policy too aggressively, bringing the economy to a juddering halt.

Financial Times, The Short View

16 Oct 2005

Sporting 0 - Académica 1, Peseiro?

.
Hoje vi lençóis brancos em Alvalade. E, talvez, o início da redenção do Ricardo.

SMS recebido às 21h30

.
Sentidos Peseiros

Sporting 0 - Académica 3, Peseiro fica

.
Inspiração agora não temos. Por outro lado, mais logo, vou a Alvalade ver o Sporting-Académica. E embora o resultado e consequências sejam conhecidos, pode sempre surgir algum apontamento de reportagem.

14 Oct 2005

Crime e castigo

.
Ontem fui ao Porto. No regresso, parti a direcção do meu carro. Moral da história: Aveiro é o máximo de Norte tolerável.

12 Oct 2005

Na blogosfera

.

.
O Burro está de volta. Cada vez mais amarrado. Re-bem-vindo!

Depende (2)

.
There are currently a number of “on the one hand/ on the other hand” factors in the markets:


  • Economic growth is reasonably good, but remains under pressure from higher interest rates and higher oil prices.
  • Long-term interest rates are reasonably low, but short-term interest rates are rising.
  • Profit growth is above average, but is decelerating.
  • Productivity is strong, but is slowing.
  • Corporate balance sheets are healthy, but are threatened by the high current account deficit.
  • Stocks are attractively valued compared to bonds, but are not cheap by historical measures.

Schroders Economic Research, October 2005

Não há coincidências

.
Ontem de manhã vesti, sem dar por isso, as boxers ao contrário. À tarde, sai a notícia de que o grande arquitecto vai deixar de ser director do Espesso.

11 Oct 2005

Depende

.
Investors are clearly finding it difficult to decide whether strong economic data represent good news (because of the boost to corporate profits) or bad news (because it will keep the Fed raising interest rates).

Financial Times, The Short View

Frase lida

.
"Nada é mais perigoso que a ideia, quando tens apenas uma."
Alain Badiou

Teaser esperançoso

.

9 Oct 2005

Eleições

.
- Desconfio que a democracia não resulta. Juntam-se astronautas, bodes, camponeses, galinhas, matemáticos e virgens loucas e dão-se a todos os mesmos direitos. Isso parece-me um erro cósmico. Desculpa.
Desculpei mas fiquei ofendido. Que a democracia era aquilo mesmo, e ainda com conversa fiada como brinde, isso sabia eu. Que mo viessem dizer, era outra coisa. Fiquei ainda mais ofendido, até porque não gosto de erros cósmicos. Acho um snobismo.
(...)
Mário Henrique Leiria, excerto do conto Discussão, no livro Contos do Gin Tonic

7 Oct 2005

Tristeza

.
Juro que fico desconsolado. Com uma sensação de quase derrota. Pela primeira vez estou a considerar seriamente a hipótese de votar em branco.

Lisboa é a minha terra, o meu chão. É nauseante olhar para os candidatos à Câmara Municipal da minha cidade e ser incapaz de encontrar o "menos mau", subterfúgio da democracia que, até estas eleições, me permitia escolher uma das propostas.

Se este é o leque de escolha que me põem à frente nada mais me resta do que virar-lhe as costas.

6 Oct 2005

Venha daí o país real

.

Moncorvo


Via Autárquicas em Cartaz. Imperdível.

Blue

.

Blue nude, Pablo Picasso

Inexorável

.
8h00. Entro no escritório. Vejo a camisa de um colega e penso, imediatamente: deviam por limites à criatividade no vestir. Diziam-me que os 30 anos não têm importância. Pois.

4 Oct 2005

Pesadelo

.
E ficar tão autista como o Peseiro? Com aquele olhar vazio, apatetado. Totalmente inconsciente do que se passa à minha volta. Sem vergonha na cara nem consciência de que não a tenho.

A esperança era verde, veio um burro e comeu-a

.
Muito pior do que Peseiro se continuar a sentar no banco do Estádio José de Alvalade, é ter a noção de que, se o mandarem embora, nada de muito fundamental se alterará. O facto de ele ter sobrevivido à última época diz tudo sobre a qualidade de quem escolhe o treinador da minha equipa.