29 Feb 2008

Paulo Paraty escolhido para apitar o derby de Domingo

É uma boa escolha, sim senhor. Nada propícia a acicatar os ânimos, já de si sempre calminhos nestes jogos.

Imagina quando ele descobrir que não é 3º, é 5º*

Hoje um repórter da TSF perguntava a um militar acabado de regressar do Afeganistão, o que mais lhe tinha custado nestes seis meses. Resposta: ver o meu Sporting no 3º lugar.

* Corrigido: afinal é 5º. Não tarda nada e este militar vai pedir uma missão num sítio onde não cheguem notícias. Nenhumas.

Laicidade


vitral no edifício do Tribunal de Ponte de Sor

Esta semana fui pela primeira vez a um Tribunal, neste caso o de Ponte-de-Sor. Como para muitas pessoas, a minha ideia de tribunal era feita de filmes norte-americanos, cujos rituais sabemos de cor. Por exemplo, sempre me fez confusão aquela parte do jurar dizer a verdade, so help me God.

Em Portugal isso não se passa. Basta jurar sem meter Deus ao barulho. Mas a religião está muito presente também, de uma forma não menos explícita. Basta ver a imagem acima para vermos a justiça (cega) acompanhada das tábuas dos 10 mandamentos. E mesmo na sala do tribunal (não tive lata para tirar fotografia) por detrás da Juíza existe uma tapeçaria enorme em que se vê Adão e Eva (mais a serpente e tal), uma enorme mão que vem de cima deitando raios pelos dedos e a frase: ...e a lei foi dada ao homem.

25 Feb 2008

Subida dos preços da alimentação pode provocar racionamento das ajudas alimentares

Artigo interessante hoje no FT sobre a subida dos preços da alimentação, que pode provocar a curto-prazo o racionamento do programa de ajuda alimentar da ONU. Segundo o artigo, os preços dos bens alimentares estão a ser pressionados pela crescente procura dos países desenvolvidos, pelo aumento da população mundial, pelas utilizações alternativas à alimentação (cereais para produção de energia) e pelas secas/cheias derivadas das alterações climáticas.

Mada 1 - Cinema 0

Olho hoje para os óscares com um sentimento de saudade. Saudade dos tempos em que só não via os filmes candidatos que ainda não tinham estreado em Portugal. Ora, filmes vistos no cinema no último ano e meio contam-se pelos dedos de uma mão. E ainda bem.

Coisas que me divertem

«In short, it is very hard to quantify the precise irrationality of investors. That is why investors get lured into buying dotcom stocks in the hope that a "greater fool" will purchase them at a higher price. And that is why there will always be market anomalies for academics to discover.»
The Economist, 23rd February, pag. 78

22 Feb 2008

Devolvam-me o meu clube


Não estou habituado a esta limpeza. Gostava de acreditar que não é assim, mas não deve demorar muito a voltarmos à normalidade.

Wishfull thinking?


imagem roubada ao 5 dias.
Engraçado como temos tendência a equivaler a saída de Fidel Castro do poder à mudança de regime em Cuba.

Pérola

«An alternative explanation draws on the old "ham and egg" joke used to explain the difference between involvement and commitment - a chicken is involved in producing your breakfast, but a pig is commited.»
The Economist, 16th February, pag. 73

Presidente nunca

É triste ver 22 anos de banco reduzidos a 4 meses. Ainda por cima por iniciativa própria. Foi o que fez Filipe Pinhal ontem perante a Comissão Parlamentar de Orçamento em Finanças. No BCP desde 1985, declinou responsabilidades sobre quaisquer irregularidades alegando que apenas esteve à frente do grupo entre 31 de Agosto e 31 de Dezembro de 2007.

SEDES

Leio no Público que a SEDES divulgou hoje um relatório sobre o nosso país. Segundo a associação, podemos estar «à beira de uma crise social de contornos difíceis de prever», devido a um «mal-estar difuso» que parte da falta de confiança nos políticos e na presença asfixiante do Estado na sociedade.

Há, naquele resumo disponível no jornal, muitas coisas com que concordo. Nomeadamente a sensação de impunidade dos poderes públicos face a alegações - muitas vezes justificadas - de corrupção. Já o tom alarmista me deixa espantando. Nenhuma destas conclusões é nova, aliás são até bastante velhas e, até hoje, lá vamos indo - como diria o outro.

Se calhar são mesmo precisos sound bytes como «crise social com contornos difíceis de prever» para que a SEDES se consiga fazer ouvir.

21 Feb 2008

Pub

No blog da Pó dos Livros podem ler um exercício de particular estupidez. Yours truly discorrendo sobre um livro que não li.

€80mn

Quem me conhece sabe que o BCP nunca me caiu no goto. Havia ali toda uma mística de case-study que me parecia imerecida e a noção - mais premente para quem trabalha no ramo - que o respeito pelo compliance não era, definitivamente, a prioridade do banco. Tudo isto com uma administração com regalias bem acima dos pares portugueses e europeus.

Entretanto o banco e a sua anterior administração caiu em desgraça. E quando se cai em desgraça, já se sabe o que acontece: aqueles que ontem só sabiam tecer loas ao BCP e à sua administração, pedem hoje com fúria a cabeça desse bando de malfeitores. Quase daria para ter alguma pena, não fossem os €80mn de indeminização que receberam no despedimento.

G

Lê-se na primeira página do Público que cientistas já localizaram o ponto G. O que só vem confirmar a ideia que os cientistas são um bocado tótós.

4 Feb 2008

A verdade é como os bons jogadores: custa demais

Paulo Bento responde ontem aos jornalistas depois de mais uma derrota do Sporting. No fundo, o que ele quer dizer é que não dá para mais. É uma pena não o poder fazer.

2 Feb 2008

Coisas que me espantam

1. O assassínio de um Rei conseguir ser tema de debate e divisão política 100 anos depois de ter acontecido.
2. A insistência do Público em demonstrar que está em campanha contra Sócrates.