15 Mar 2004

Preciso de sistematizar


Não vou na conversa de que os culpados dos ataques em Madrid são o grupo das Lages, mais propriamente José Maria Aznar, por invadir o Iraque ou apoiar os EUA. Os ataques em Madrid são obra de gente criminosa, de monstros. Se calhar, o maior desafio que vamos enfrentar nos próximos anos é combater esta ameaça (terrorismo/fundamentalismo islâmico).

Não me parece que a vitória do PSOE seja a vitória do Bin Laden. Porque não é a vitória do medo. Porque perante as 72 horas vergonhosas do governo PP, na forma como tentaram utilizar um acto terrorista para ganharem dividendos eleitorais (mesmo que estes viessem na forma de não perderem as eleições), tirá-los do poder era uma questão de dignidade. E aquilo que as pessoas não perdoam são as atitudes indignas.

Assusta-me (como a todos, suponho) a leitura que grupos terroristas possam ter deste acto (embora eu acredite que o lêem erradamente se pensarem que o voto dos espanhóis é de cedência).

Quer alguma blogosfera queira, quer não, é sempre bom ver mentirosos a serem punidos. Principalmente quando se arvoram a moralistas do sistema. Por isso, entendo algumas das reacções "começou a limpeza". Eu também ainda estou à espera que o Primeiro-Ministro do meu país venha mostrar as provas das WMD no Iraque. E não, desculpem lá, mas não é uma questão menor. E, desculpem lá outra vez, mas é um assunto diferente de se o Iraque está ou não melhor. Ou os fins justificam os meios? E já agora, eu acho que o Iraque (e principalmente os iraquianos) estão melhor na situação actual do que na anterior.

Gostei de ver, mas pode ser apenas uma esperança minha, que a ETA e o seu "terrorismo romântico" granjeia hoje bastante menos adeptos do que há uns anos atrás. Era horrível ter de assistir a argumentos do género, "eles são terroristas com responsabilidade", "avisam antes", "não matam as classes trabalhadoras", and so on, and so on.

Zapatero e a posição sobre as tropas no Iraque... admito que seja difícil dado a questão dos incentivos aos terroristas. Mas pensem. O PP foi derrotado por mentir e assumir comportamentos dúbios. O PSOE é eleito e a primeira medida que toma é revogar uma promessa eleitoral, ligada ao assunto terrorismo/apoio ao George W., e repetida vezes sem conta. Não faz sentido, pois não?

continua...

No comments: