1 Sept 2004
Origens
Vi ontem (e aconselho vivamente), o filme The Shipping News, de 2001. A sinopse fala da história de um "emotionally-beaten man with his young daughter that moves to his ancestral home in Newfoundland to reclaim his life."
Esta questão da volta às origens tem mexido muito comigo nas útimas semanas. Estive imerso, por necessidades de arrumação, principalmente mental, em objectos do passado da minha família. Passado muitas vezes tão recente, mas que parece distante, já que é conhecida a tendência que temos para medir o tempo não em anos, que passam iguais com a monotonia que apenas os números conseguem ter, mas dividi-lo em acontecimentos "Isso foi antes de..." ou "Mas nessa altura ainda estavas em...".
As fotografias e, principalmente, os livros, evocam memórias de cheiros, de conversas, de momentos guardados. Ver, tocar, sentir o pó que os cobre e, finalmente, arrumar esses objectos é, penso, um exercício de respeito por aqueles que me fizeram (num sentido bem mais abrangente do que o apenas biológico) e que estão aqui, sempre, comigo. E claro, de saudade. Que, por esta altura, já enternece mais do que revolta. O que é, quero crer, um bom sinal.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » » »
Post a Comment