25 Nov 2004

Zzzzztt*


*fundiu-se o último fusível

Arrogantemente, acho que me falta sempre aquela pontinha de arrogância para caracterizar, com carácter definitivo, os adversários de estúpidos. Sou, sempre fui, demasiado sensível aos argumentos dos outros. Percebo as suas razões. Entendo as angústias. Recebo, claramente, demasiada informação.

Para além de fanatismos comprovados ou incapacidades intelectuais atestadas e retestadas, tudo o resto eu ouço.

O que gera, no mínimo, dois efeitos perversos. O primeiro é dotar-me de uma razoabilidade que tiraria a paciência a qualquer um. O famoso "sim, mas...". Ou o "compreendo muito bem". O segundo é de mais longo-prazo mas, ainda assim, não menos destruidor. O excesso de informação acaba por me alhear da maior parte dos assuntos. Isto é, não reconhecendo uma base de ideias pré-definidas suficientemente forte para me permitir catalogar de forma rápida e eficiente as várias coisas com que me vou deparando, desisto dessa catologação. Desligo,simplesmente, o receptor.

No comments: