21 Mar 2007

Esta é que é a questão

É Costa da Caparica ou Costa de Caparica?

8 comments:

Shyznogud said...

ó diogo, como te entendo. Sempre disse Costa da Capariga e faz-me uma impressão do caraças ouvir na rádio e tv ouvir falar em Costa de Caparica. Vou tirar a história a limpo (quase apostando q sou eu q estou errada)

FuckItAll said...

Eu também voto em Costa da Caparica. Até porque acredito que a toponímia deve respeitar o uso que habitantes e frequentadores fazem dos territórios. Assim como já ninguém insiste em chamar Praça Sá Carneiro ao Arieiro.

Pedro Santo Tirso said...

Eu acho que as duas estão correctas. Para os amigos mais íntimos será Costa da Caparica. Para os restantes Costa de Caparica. O respeitinho é bonito.

FuckItAll said...

É assim como dizer "cais do sodré" ou "caixudré", hum?

Pedro Santo Tirso said...

Exacto... ou num tom mais erudito, Terreiro do Paço ou Praça do Comércio

Ana Matos Pires said...

Não te lembras da construção do nome, shyza? Alguém nos contou, em tempos muito idos, que o nome da terra tinha a ver com um senhor e su capa... O Costa DA Capa Rica.

Serras said...

Finalmente! Alguém lança a luz sobre o tema. Obrigado!

Diogo

Anonymous said...

Sempre morei na Costa de Caparica e sempre chamei Costa de Caparica. O que está certo ou errado não sei, mas por aqui diz que: "A Costa de Caparica (frequente, mas erradamente, designada como Costa da Caparica)é uma freguesia portuguesa do concelho de Almada, com 10,88 km² de área e 11 707 habitantes (2001). Densidade: 1 076,0 hab/km². Costa de Caparica foi elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004."