"A prudent banker is one who goes broke when everybody else goes broke."
John Maynard Keynes
28 Oct 2008
27 Oct 2008
Regule-se!
Os ímpetos de regulação que se seguem ao rebentar de bolhas nos mercados financeiros são muitas vezes a génese da próxima bolha, uns anos mais tarde. O que, ainda assim, está longe de dizer que esses ímpetos não são necessários ou mesmo bem-vindos.
A definição de conflito institucional
É impressão minha ou o Presidente da República acabou de "vetar" pela segunda vez uma lei aprovada por unanimidade na Assembleia da República?
25 Oct 2008
Qual é a surpresa?
Mas claro que os bancos vão usar a garantia do Estado. Os bancos podem ser muita coisa, mas não são mal-educados. Que é como quem diz a cavalo dado não se olha o dente. Ou como diria o meu bisavô Batalha: quem me come da mão não me olha nos olhos. Enfim, podíamos ficar nisto a noite toda....
24 Oct 2008
23 Oct 2008
Isto é que era uma capa
recebido por email
Não consigo deixar de pensar que o mais interessante de tudo o que se tem passado à volta dos problemas no sistema financeiro é a súbita explosão de opiniões - muito certas e definitivas, claro - sobre a falência do sistema capitalista e as alterações estruturais que esta crise vai implicar.
Bem sei que é difícil travarmos a nossa tendência tão, tão humana para o drama. E já agora também a tendência para opinarmos sobre tudo e mais alguma coisa - mesmo que não tenhamos a mais pequena ideia de como funciona um banco ou o que é um mercado de valores. Aliás isso não interessa nada, esses gajos são todos uns malandros, não é?
Pois eu recuso-me. Não opino sobre o tema a não ser quando me obrigam (nomeadamente pagando-me um salário ou coisa assim). Aqui só me apetece mesmo escrever sobre as reacções ao tema. Aliás essas são muito mais interessantes.
Alive but barely kicking
É verdade, mesmo com (muito) pouca actividade nos últimos tempos, esta página faz hoje 5 anos.
21 Oct 2008
Juro que não inventei isto!
«Everyone should just chill out.»
Comentário do Banco Central da Jamaica (who else?) ao recente comportamento dos mercados financeiros.
Comentário do Banco Central da Jamaica (who else?) ao recente comportamento dos mercados financeiros.
Subscribe to:
Posts (Atom)