28 Nov 2008

Frases

«Ambition is a poor excuse for not having sense enough to be lazy.»
Edgar Bergen

27 Nov 2008

Solavancos

É, este blogue agora anda assim. Devagarinho e aos solavancos.

25's

Nesta altura do ano surgem sempre os mesmos comentários sobre o 25 de Novembro ter salvo o país, e o 25 de Novembro é que devia ser feriado, etc., etc. Não consigo deixar de me espantar com a dificuldade em assumir o 25 de Abril como momento fundador da nossa liberdade e democracia, mesmo com todas dificuldades e perigos que se lhe seguiram.

Sistemas

Percebo pouco (muito pouco mesmo) de ciência política. Mas sempre que me ponho a ler os defensores do liberalismo - especialmente o económico - não consigo deixar de estabelecer o paralelo com aqueles comunistas que menorizam o desastre da aplicação prática da sua ideologia porque essa aplicação traiu a teoria. Algumas reacções à actual crise financeira demonstram isso mesmo. O liberalismo puro e duro - a tal minimização do Estado e do seu papel - é uma espécie de utopia que nunca foi posta em prática, livrando-se assim de ser criticada. Aliás, o erro das economias mais liberais foi, pelos vistos, não serem liberais o suficiente. A fé tem destas coisas.

Spóquem*



Gostei, tenho de confessar, da auto-ironia vinda das bancadas. Os olés sempre que a equipa do Sporting tinha a bola (momentos curtos e sofríveis) são um sinal de maturidade difícil de entender para adeptos de outros clubes. Bem como a satisfação de marcar 4 golos e perder por 5-2. Enfim, crise na economia e tal, mas pelo menos no Estádio José Alvalade tudo como dantes. É reconfortante, asseguro-vos.
*copyright V.

14 Nov 2008

Sugestão de cartão de Natal



recebido por email

Mais um dia, mais uma viagem na montanha-russa



11.5% de variação intra-diária. Mais coisa menos coisa, 950 mil milhões de dólares “criados” entre o mínimo e o máximo atingidos pelo índice S&P500 durante o dia de ontem.

Sabes que estás a ficar velho quando…

…as imagens de alunos a atirarem ovos à Ministra de Educação te deixam incomodado.

Oportunidade perdida?

Há duas coisas que me parecem óbvias no braço-de-ferro entre os Sindicatos e o Ministério da Educação. A 1ª é que é essencial implementar um sistema de avaliação que termine com a situação actual de progressão na carreira apenas pela antiguidade. A 2ª é que qualquer tentativa de implementar um sistema de avaliação (à excepção talvez do aplicado na Madeira) vai tentar ser sabotado por uma classe que só tem a ganhar em manter as coisas como estão neste ponto. Isto implica que seja proibido ceder à pressão da rua numa matéria tão importante como esta.

O drama é que o assunto está a ser tão mal gerido pelo Governo que, efectivamente, podem ter perdido a capacidade de avançar com esta medida. E assim, adivinha-se mais uma cedência num ponto fundamental para melhorar o ensino em Portugal.

Se viveres tempo suficiente acabas por ver tudo

Por exemplo, Cavaco Silva a lembrar o “direito constitucional à manifestação”.

Crítica da moda

O que Vítor Constâncio foi dizer. Aparentemente de um total de 1700 funcionários do Banco de Portugal, apenas 60 estão directamente ligados à supervisão bancária. Cai logo o Carmo e a Trindade, afinal o que é que os outros 1640 estão lá a fazer? Cambada de madraços, ainda por cima pagos por todos nós.

Eu confesso que não sei muito sobre as atribuições do Banco de Portugal. Mas acho que devem ser mais do que a mera supervisão do sistema financeiro, não? Acho óptimo que se discuta se o departamento de supervisão é sub ou sobre dimensionado, mas o tom de pura demagogia que se lê por aí faz-me lembrar aquela famosa frase: a ignorância é muito atrevida.

BPN e supervisão

Sim, há muito que se falava de o BPN estar numa situação difícil, é impossível negar isso. De qualquer forma, acho que qualquer banco que actue de má-fé perante o regulador consegue esconder situações menos claras durante muito, muito tempo. Aliás, a principal razão do assumir dos problemas do BPN tem mais a ver com a crise financeira do que com as más práticas do banco. Ou nas palavras de Warren Buffet «you don’t know who’s swimming naked until the tide goes out».

A solução tem que passar por aumentar as penas para quem actua de má-fé e a eficácia do sistema judicial em punir os responsáveis, dissuadindo assim comportamentos difíceis de supervisionar. Esperemos (mas sentados, está bem?) pelas conclusões da investigação e pela acusação aos responsáveis pelo que se passou no BPN.

My thoughts exactly

Quem não se dá ao respeito*

Enquanto continuarmos a convidar Jorge Nuno Pinto da Costa para se sentar ao lado do Presidente do Sporting Clube de Portugal na tribuna de honra do Estádio José de Alvalade devia ser proibido a qualquer responsável ou empregado da instituição referir-se à arbitragem.

*um bocadinho atrasado mas é o que se arranja

3 Nov 2008

Nacionalizado e mal-agradecido

“O Sr. Ministro das Finanças disse que o Governo viu-se obrigado a nacionalizar o banco. A nosso ver o Governo quis, preferiu, escolheu, não foi obrigado a nacionalizar”, acusou. “Na verdade não vislumbramos as reais motivações de tal acção do Governo”.
Miguel Cadilhe, Presidente da Sociedade Lusa de Negócios

Gosto especialmente de não vislumbrarem as reais motivações. É difícil um gajo não ver 700 milhões de motivações, pá!

Não foi escrito sobre o BPN mas podia ter sido

«You don´t know who's swimming naked until the tide goes out»
Warren Buffet

Frases


A democracia está como Jesus no meio de todo aquele ouro do Vaticano*
José Mário Branco, no espetáculo Mudar de Vida - 2

*ou algo assim, não apontei na altura e a minha memória já teve melhores dias