3 May 2004

A prioridade


Devem doer como tudo, ao governo PSD/PP, as recentes divulgações do relatório do Banco de Portugal sobre o défice orçamental. Ficámos então a saber que, mesmo descontando os efeitos do abrandamento económico e do retirar da esfera orçamental de parte significativa dos custos hospitalares (com a transformação destes em S.A.’s), o governo PSD/PP conseguiu a proeza de ser mais despesista do que os governos Guterres (4,4% a 4,3% de défice orçamental em 2003, pior que os 4,1% de 2001).
Isto é, o défice não pára de aumentar. Isto é, a tão propalada contenção, rigor, etc. equivale a propaganda e a páginas de publicidade pagas nos jornais. Isto é, a Manelinha parece estar a falhar redondamente. Para quem tinha anunciado a estabilização financeira como prioridade máxima…

Se nas Finanças a coisa está complicada, na Economia não se está muito melhor. A manchete de hoje do Diário Económico fala-nos de como o dossier Galp foi retirado (é esta a expressão) ao Ministro da Economia, o triste Carlos Tavares, e entregue (tremam!!) a Morais Sarmento, para que não suceda à Galp o que sucedeu ao dossier Portucel. As buscas para tentar encontrar um dossier que Carlos Tavares tenha efectivamente resolvido continuam, embora as esperanças diminuam a cada instante…

No comments: