23 Jul 2010

A caminho

Gostava de ver isto para Portugal

Este gráfico reflecte a situação fiscal norte-americana. É o tipo de informação que podia acrescentar um bocadinho de racionalidade à discussão sobre o que é preciso fazer para resolver o problema das contas públicas portuguesas.

Quase, quase em mood férias


20 Jul 2010

Mais filas

Depois das filas do SBSR, eis o Santini no Chiado às 11 da noite.


Como assim, gratuito?

O conceito de gratuito é pernicioso. Quando vou a um hospital, posso não pagar (ou pagar uma taxa moderadora simbólica), mas os serviços que me são prestados têm um custo. Quando se diz que a saúde é gratuita, estamos implicitamente a passar a ideia de que não tem custos, o que não podia estar mais longe da realidade.

Lembro-me de, na Faculdade, um professor ter lançado a ideia de que fosse dado aos estudantes pelo Estado um cheque que cobrisse a diferença substancial entre o custo anual do aluno e a propina que era efectivamente paga, que teria obrigatoriamente que ser entregue na Secretaria das instituições respectivas. Descontando a burocracia a que isto obrigaria (e os seus custos, já agora), esta medida permitia ao aluno perceber o custo real do seu curso e a comparticipação que estava a ser dada pelo Estado. Não é tanto esta ideia que me interessa. O que me parece relevante é que existem uma série de serviços que o Estado presta de forma gratuita ou nas quais participa de forma significativa e que não reconhecidos de forma clara, nem pela sociedade, nem pelos seus utilizadores.

Estamos, assim, a desvalorizar os serviços prestados pelo Estado, dando lenha à conversa típica de taxista de que o dinheiro dos impostos não serve para nada e que os nossos filhos estão a herdar uma dívida gigantesca - sem ter em conta que o que é financiado pelos nossos impostos tem impacto real e é necessário à vida em sociedade tal como a entendo (a discussão sobre se os recursos são gastos de uma forma eficiente é outra e não cabe aqui).

Não sei quais são as formas de demonstrar aos utilizadores e à sociedade quais os custos dos serviços que são efectivamente prestados. Mas sei que é importante combater a ideia de que o facto de um serviço ser gratuito para o utilizador não implica que não exista uma factura a pagar.

16 Jul 2010

A falta de férias dá nisto

O meu clube devia ser nacionalizado. Não só tem Portugal no nome, como é um exemplo das melhores práticas de gestão visíveis na administração pública.

15 Jul 2010

14 Jul 2010

Dilemas de Pai

Lua vermelha, Morangos Com Açúcar... A minha filha anda a ver se desperta o censor que há em mim.

O tecnocrata arrependido

Sempre que ouço o nosso PR dizer que as pessoas têm de ser sempre a prioridade fico com urticária. Este é o mesmo homem que foi PM durante 10 anos em negação constante e orgulhosa do que agora afirma, não é?

13 Jul 2010

12 Jul 2010

Pior a emenda...

Cortar despesa pública é uma tarefa difícil em termos políticos - más notícias nunca são fáceis de dar. No caso da cultura, o montante era tão irrelevante que só se podia estar a querer dar um sinal de que todas as áreas têm de sofrer - até um ministério sempre sub-orçamentado. Agora, este recuo nos cortes, depois de vários protestos do sector, dá o pior sinal possível. Um sinal óbvio de fraqueza, para quem vai precisar de muita coragem política nos próximos tempos.

«Totalmente improvável»

Este homem insiste em apresentar-nos novos conceitos.

11 Jul 2010

Idiossincracias do mundial

Só mesmo 10 anos a trabalhar para espanhóis para me pôr a apoiar laranjas.

Track-record

Se o polvo acerta hoje, ainda alguém se lembra de criar uma religião à volta do bicho.

Vida boa

Tarde em grande antes da Holanda ser campeã do mundo.




9 Jul 2010

007

Sou só eu que achava que esta coisa dos espiões pertencia mais aos filmes do que ao mundo real?

Get a life, please

Anda para aí uma conversa sobre o Cristiano Ronaldo pintar as unhas dos pés e isso ser pouco masculino, e tal. Para essas pessoas só tenho duas palavras: Irina Sheik.

Não percebo porque são alternativas

Hoje, no anúncio do fórum da TSF - sobre os mega-agrupamentos escolares -, a jornalista perguntava (cito de memória): considera que os mega-agrupamentos escolares podem contribuir para o sucesso dos alunos ou, pelo contrário, que trarão dificuldades acrescidas a professores, pais e alunos?

8 Jul 2010

Saltar da frigideira para o fogo

Safar-me de ir à Feira Internacional de Artesanato para ir jogar (num sentido muito lato do termo) futebol.

Coerência

Sempre achei que o valor da coerência é sobrestimado. Ainda assim, o nosso governo conseguiu, em cerca de uma semana, vetar um negócio através de uma golden share, dizer que notícias sobre a fusão dessa mesma companhia com outra eram um assunto de mercado, no qual o governo não se queria meter, e anunciar que em próximas privatizações de sectores estratégicos não existiriam golden shares. Não está mal, para uma semana...

Nunca tinha pensado nisto